O Portaro foi um veículo todo o terreno produzido e desenvolvido em Portugal nos anos 70 e 80, com base no ARO romeno (O ARO 4x4 é um veículo todo terreno de fabricação romena, e que serviu de base ao Portaro), pela FMAT (Fabrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal).
Concebido sobretudo para uma utilização intensiva, profissional, a maioria dos Portaros foi comprada e usada por bombeiros, autarquias e empresas agrícolas e de construção civil.
Entre os modelos produzidos em Portugal, podemos encontrar:
Portaro Campina 350
Portaro 280 dcm
Portaro 260
O Portaro foi distinguido a nível internacional pelas suas excelentes prestações como todo-o-terreno e fabricado pela Fabrica de Máquinas Agrícolas do Tramagal, este veículo, na versão Portaro FMAT 250 por exemplo, vinha equipado com um motor 2.500cc, infelizmente assim como o UMM, o Portaro não evoluiu e não recebeu apoios para o seu desenvolvimento.
Ao contrário do UMM, que teve ajudas do estado, o Portaro dependeu sempre de pessoas que lutaram pelo seu desenvolvimento e que conseguiram com muito esforço o desenvolvimento de um excelente produto, mas por causa de questões políticas, o fabrico do Portaro acabou.
Na história do automobilismo português podemos citar os anos 70 e 80, onde houve algumas experiências de produção em série e que têm relativo sucesso, como são os exemplos da União Metalo Mecânica (UMM), da Portaro e do pequeno Sado. Em 1977, a UMM obtém uma licença de uma marca francesa de automóveis e inicia a produção industrial de veículos todo o terreno.
Imagem original: Portal dos clássicos
Quem quiser ver mais: ESBOÇO HISTÓRICO
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